Domingo
20 de abril
VERDADEIRA PÁSCOA
Porque Cristo, nossa Páscoa, foi sacrificado por nós. 1 Coríntios 5:7, ARC

Um símbolo muito popular da Páscoa ilustra aqueles ritos que repetimos sem compreender seu significado. Tanto o coelho quanto o ovo estão relacionados ao costume pagão de comemorar a chegada da primavera. O coelho é o primeiro animal a ser visto após o rigoroso inverno europeu. Por se reproduzir rapidamente, simbolizaria renascimento e prosperidade. Já o ovo seria símbolo de renovação e vida. Dessa mistura nasceu o coelho da Páscoa, que deixa ovos de chocolate, mas nada tem a ver com o verdadeiro significado da Páscoa.

Na verdade, “páscoa” significa “passar sobre”. Conforme Êxodo 12, a Páscoa foi instituída por ocasião da libertação dos israelitas da escravidão egípcia. Moisés havia declarado a décima e última praga, que seria a morte de todos os primogênitos. Entretanto, cada família do povo de Israel deveria sacrificar um cordeiro e passar o sangue do animal no topo da porta de sua casa. Assim, quando o anjo visse o sangue do cordeiro, ele passaria sobre aquela casa, poupando o primogênito daquele lar.

Esse rito passou a ser realizado anualmente pelos israelitas como lembrança da libertação concedida pelo sangue do cordeiro que havia sido sacrificado. Ao mesmo tempo, apontava para o dia em que o sangue do Cordeiro de Deus traria libertação do pecado. Nesse sentido, o verso de hoje indica Cristo como nossa Páscoa, porque Ele foi sacrificado por nós.

A morte de Cristo deve nos deixar contritos por compreendermos o tamanho desse sacrífico. Ao mesmo tempo, como nos lembra Antônio Vieira, sob hipótese alguma devemos nos ensoberbecer por termos sido comprados por um preço tão alto, sentindo como se de fato valêssemos alguma coisa. Na realidade, nossos pecados demonstram que nos vendemos pelos nadas deste mundo. Ou seja, não valemos nada, mas Deus nos comprou por tudo.

A Páscoa também pode ter uma mensagem de renovação, prosperidade e vida, mas isso não tem relação com coelhinhos e ovos. A Páscoa celebra o Cordeiro de Deus que derramou Seu sangue para libertar você da escravidão do pecado. Neste dia, reflita sobre aquilo que o escraviza e peça que o sangue de Cristo livre você da condenação e lhe dê forças para andar em liberdade.