Domingo
18 de outubro
Verdades eternas
Passados os dez dias, eles pareciam mais saudáveis e mais fortes do que todos os jovens que comiam a comida da mesa do rei. Daniel 1:15

Nasci em um lar adventista e sempre fui orientada por minha mãe sobre os cuidados que devemos ter com nosso corpo, pois ele é o templo do Espírito Santo. Ela sempre me dizia, e também a meus irmãos, que um bom desempenho acadêmico e profissional estava relacionado aos cuidados com o corpo.

Segui o conselho de minha mãe e me mantive vegetariana ao longo da vida, o que certamente tem me proporcionado muitas vitórias. Uma delas foi minha graduação em Enfermagem no ano de 2004, na Universidade Federal da Bahia. Meu sonho era concluir o curso e já ingressar num programa de mestrado. Para concretizar esse objetivo, enquanto estudava naquela instituição, também passei a participar de grupos de pesquisa.

No entanto, no período da faculdade aconteceu algo que poderia frustrar a realização desse sonho. Conheci um teologando que, posteriormente, se tornou meu esposo. Quando ele foi chamado para ser pastor, nós nos mudamos para o estado de Pernambuco. Agora, eu estava longe de meus parentes, amigos e dos grupos de pesquisa. Sentia-me insegura por estar em um lugar desconhecido e sem nenhum contato com a comunidade científica local.

Após uma tentativa frustrada de ingressar num mestrado, lembrei-me da história de Daniel e de seus amigos, especificamente Daniel 1:20, que diz: “Eram dez vezes mais sábios do que todos os magos e encantadores de todo o seu reino”. Naquele momento, orei a Deus e me dediquei incessantemente aos estudos. Decidi me alimentar apenas com legumes, cereais e água durante os dez dias que antecederiam a seleção do mestrado em Saúde Pública, na cidade de Recife.

Havia 120 candidatos concorrendo a 30 vagas, e eu fui aprovada em 12o lugar. Assim como aconteceu com Daniel, eu estava dez vezes mais habilitada que os outros concorrentes. Assim, com a bênção de Deus, concluí o curso de mestrado em junho de 2010 e pude experimentar por mim mesma o poder do Senhor na vida daqueles que Lhe obedecem.

O mesmo Deus que me capacitou e que deu sabedoria a Daniel e seus amigos está aqui, agora, esperando que você resolva firmemente não se contaminar com as iguarias deste mundo. O desejo Dele é que você seja fiel e submissa ao “assim diz o Senhor”, e então Ele a recompensará com saúde, inteligência e sabedoria.

Eugênia Silva de Souza