Como desbravador, eu gostava muito das caminhadas pela mata. Nosso líder, no entanto, sempre nos orientava a seguir trilhas já feitas e nunca entrar em mata fechada, pois poderia ser perigoso.
A trilha já existente indicava que outras pessoas haviam passado por lá, o que era um indício de um caminho seguro. O sábio usa, no provérbio de hoje, a metáfora da vereda. Ela é um caminho estreito, que está aberto porque outras pessoas passaram por ele. O que Salomão está sugerindo é que aqueles que querem acertar no caminhar precisam trilhar pelo caminho que já foi aberto por Deus e seguido pelos santos do passado.
Essas veredas têm uma característica: retidão. Isso significa que o caminho será moralmente correto, o que se evidencia nas atitudes da pessoa. Não adianta apenas saber o que é certo, é preciso praticar. Apenas um conhecimento teórico não é suficiente para o ideal de Deus.
A grande prova de que conhecimento sem prática não resulta em bênçãos é a vida do próprio escritor Salomão. Ele era o homem mais sábio do Oriente, conhecia muito a respeito da vontade de Deus, mas cometeu muitos pecados vergonhosos.
Se Salomão tivesse dado ouvidos aos conselhos de seu pai, não teria se desviado de Deus e feito coisas tão ruins. A Bíblia descreve a vida de Salomão longe de Deus assim: “À medida que Salomão foi envelhecendo, suas mulheres o induziram a voltar-se para outros deuses, e o seu coração já não era totalmente dedicado ao Senhor, o seu Deus, como fora o coração do seu pai Davi. […] No monte que fica a leste de Jerusalém, Salomão construiu um altar para Camos, o repugnante deus de Moabe, e para Moloque, o repugnante deus dos amonitas. Também fez altares para os deuses de todas as suas outras mulheres estrangeiras, que queimavam incenso e ofereciam sacrifícios a eles” (1 Reis 11:4-8).
O caminho de Deus não oferece risco para quem segue reto por ele. O mais maravilhoso de tudo é que Deus está ansioso para indicar a rota da salvação para todos. Davi escreveu: “Bom e justo é o Senhor; por isso mostra o caminho aos pecadores” (Salmo 25:8). Aprenda e pratique as verdades do Céu e siga caminhando pela vereda aberta por Deus até que você O encontre pessoalmente.