Quinta-feira
19 de dezembro
Vespa-cipó
Mas nós oramos ao nosso Deus e colocamos guardas de dia e de noite para proteger-nos deles. Neemias 4:9

Foi em um bosque do Sítio Refúgio, em Araçoiaba da Serra, SP, que tive a oportunidade de ver, pela primeira e única vez, a vespa-cipó. De uma folha em uma pequena árvore, pendia uma haste semelhante a um cipó de 50 cm de comprimento. Fiquei surpreso ao observar as idas e vindas das pequenas vespas ao longo daquela ponte vertical. Esse pequeno inseto de cerca de um centímetro é marrom e tem listas amarelas no abdômen.

Diferente das outras espécies de vespas que fazem suas casas em forma de bolas ou pratos, ela projeta casulos individuais, enfileirados como apartamentos em um prédio de muitos andares. Os casulos, feitos com uma pasta de madeira, eram cinzentos e construídos como pequenos cones virados para baixo; estavam fixados a um eixo central. Contei 54 deles e, em 18, havia larvas que eram periodicamente vistoriadas e cuidadas por seis vespas que me pareceram ser as guardiãs daquela comunidade.

As vespas não pareciam hostis e, depois de algum tempo, toquei em seu ninho. Como eu não tinha máquina fotográfica, me aproximei para registrar tudo com lápis e papel.

Minhas observações sobre a vespa-cipó não foram suficientes para descobrir por que esse pequenino inseto faz seu ninho dessa forma, em células individuais. Mas minha atenção foi chamada para uma vespa maior, que parecia determinada a destruir os casulos que ainda estavam vazios e preparados para receber um novo morador. Ao mesmo tempo, as vespas guardiãs lutavam com a invasora, expulsando-a para longe.

O verso bíblico de hoje faz referência ao esforço dos judeus para reconstruir os muros de Jerusalém sob a liderança de Neemias. Sambalate e Tobias lideraram um levante para impedir a construção. A atitude de Neemias foi orar e agir com firmeza para realizar a obra para a qual ele havia sido comissionado pelo Senhor. Leia os capítulos 1 a 6 de Neemias para entender a história.

Muitas vezes temos algo importante para fazer e somos interrompidos por pessoas que parecem determinadas a impedir nosso avanço. Você está construindo e outro aparece para destruir. Pois bem, quando isso acontece e você sabe que está fazendo o que é certo e precisa ser feito, não se distraia nem desista. Prossiga, pois Deus está a seu lado para ajudá-lo e para lhe dar forças durante todo o tempo de sua luta. Faça como as guardiãs da vespa-cipó, e a vitória será certa! Como Neemias, você pode dizer aos que tentarem impedi-lo: “Estou executando um grande projeto e não posso descer. Por que parar a obra para ir encontrar-me com vocês?” (Neemias 6:3).