Sábado
11 de novembro
Veteranos da fé
Todos estes morreram na fé. Não obtiveram as promessas [...]. Alguns foram torturados [...]; outros, por sua vez, passaram pela prova de [...] algemas e prisões. Foram apedrejados, serrados ao meio, mortos ao fio da espada. [...] O mundo não era digno deles. Hebreus 11:13, 35-38

Durante a Guerra da Coreia, meu tio Harry tinha apenas uma casa: a Força Aérea dos Estados Unidos. Quando podia ir para casa, ele revezava entre as famílias das suas duas irmãs, sendo uma delas a minha mãe. Durante uma de suas visitas à nossa casa, o tio Harry tirou da sua maleta vários penduricalhos de plástico que estavam presos (por fios de linha sujos) a um pequeno anel central.

– Carolyn, eu quero que você fique com isto – ele disse, colocando o objeto em minha mãozinha aberta. – Uma menina me deu nas ruas de Seul. Pedi para alguém traduzir o que ela estava dizendo. O que ela me disse foi: “Quero que você fique com isto porque parece estar muito triste.”

Embora meu tio tivesse rido, eu sabia, dentro do meu coraçãozinho de seis anos, que havia um fundo de verdade nas palavras daquela garotinha. Eu também tinha observado a tristeza do tio Harry, principalmente quando nossa família o levava à rodoviária para pegar um ônibus “para a Coreia”. Vovó me disse que a Coreia era muito longe. Eu só conhecia as linhas compridas e rabiscadas no mapa que ela me mostrava todos os dias antes de nos ajoelharmos para orar por ele, depois que a mamãe e o papai saíam para dar aulas.

O irmão mais novo do meu pai, outro tio querido, serviu em outra linha das forças armadas durante a Segunda Guerra Mundial. Apesar de ter sobrevivido às situações de combate, ele também tinha voltado bem diferente para casa. Embora meus dois tios já tenham falecido, eu ainda agradeço a Deus pelo sacrifício que fizeram. Para honrar a memória deles, eu oro por outros veteranos, pois nunca precisei ter a mesma coragem que eles. No entanto, porque eles serviram, eu – e muitos outros – fui beneficiada.

Sou muito grata também por outro grupo de veteranos que lutaram na linha de frente e encararam a morte. Eles estão listados em Hebreus 11. Sem levarem em consideração as consequências, eles responderam ao chamado do Comandante que pagaria (e pagou) o preço final por eles.

Cristo nos chama para o mesmo serviço – e para passarmos por um conflito em breve. Iremos seguir os passos destes veteranos de fé: Joquebede, Moisés, Raabe, Sara, Daniel e Débora? Que Deus nos ajude a fazer exatamente isso!

{ Carolyn Rathbun Sutton }