A história do filho pródigo geralmente enfatiza ou a atitude egoísta de um filho ou do outro. Recentemente, reli essa história, prestando atenção ao modo como pode se relacionar comigo.
Assim como na parábola, meu Pai celestial me deu uma herança: talentos, dons espirituais. Como vou usá-los? Eu os usarei para Deus ou em projetos egoístas ou seculares? Sabemos que os talentos e dons espirituais dados por Deus podem ser escondidos debaixo de uma vasilha (Mateus 5:15), em vez de promoverem o reino de Deus. O que dizer sobre o dom da saúde?
Infelizmente, a saúde é facilmente desperdiçada. Podemos fazer isso ingerindo aquilo que a Palavra de Deus proibiu, como bebida fermentada e alimentos impuros (ver Levítico 11). Também podemos desperdiçar a saúde ao não comer o suficiente daquilo que Deus providenciou como dieta saudável ou consumindo demais as coisas que Ele permitiu após o Dilúvio para substituir as frutas e os vegetais levados pela água.
Outra forma de prejudicar a saúde é dormir tarde e acordar cedo, sem sono suficiente entre um e outro. A escolha de não exercer moderação, seja no trabalho, seja no lazer, também contribui para esbanjar a herança da saúde. Se nós, como o filho pródigo, jogamos fora a saúde que Deus nos deu, podemos acabar tendo que conviver com as consequências.
Como aconteceu com o pródigo, podemos também “levantar-nos” e retornar ao Pai celestial, pedindo Seu auxílio para vencer maus hábitos e situações desesperadoras. Ele nos conduzirá a uma saúde melhor, mostrando onde buscar informações sobre mudanças positivas no estilo de vida. Ele nos dará o autocontrole de que precisamos para retornar ao plano original que Ele tinha para nós quando criou o ser humano. Quanto à insuficiência de repouso, Deus já incluiu um descanso semanal para nós (Hebreus 4:1-8). Ele planejou um período de 24 horas de descanso do estressante trabalho diário, para podermos repousar Nele.
O plano original de Deus era que vivêssemos eternamente. Por que esperar até perdermos a herança da saúde? Nosso Pai está à espera, aguardando que voltemos para Ele em busca do Seu auxílio. Ele Se emociona ao aceitar Seus pródigos arrependidos e conceder-lhes vida abundante (João 10:10).
Beth Versteegh Odiyar