Quinta-feira
18 de abril
Vida de cigarra
E o menino Samuel continuava a crescer, sendo cada vez mais estimado pelo Senhor e pelo povo. 1 Samuel 2:26

cigarra é um inseto da ordem dos homópteros, dos quais já foram identificados cerca de 21 mil espécies. Seu tamanho varia desde alguns milímetros até 10 centímetros. Depois de fecundada, a fêmea procura uma árvore e em um ramo, vivo ou morto, deposita os ovos. Seis semanas depois, ao nascerem, as larvas descem para o solo ou pulam à procura das raízes dessa mesma árvore e ali se fixam, sugando a seiva da planta. Para alcançar as raízes, cavam túneis de 30 a 45 centímetros de profundidade. Se pudéssemos sozinhos fazer a mesma coisa, seria como cavar um poço equivalente a um prédio de 75 andares.

Quando as larvas atingem a maturidade, saem do solo e sobem pelo tronco, onde ficam durante algum tempo imóveis. Mas algumas constroem uma chaminé de barro no chão, onde se escondem. Passado esse tempo de imobilidade, a jovem cigarra sobe na árvore mais próxima, onde acontece a última troca de pele. Já adulta e com asas, alimenta-se bastante e se acasala. Então, com a chegada do inverno, todos os adultos morrem.

O processo de crescimento de uma cigarra, do ovo ao inseto adulto, leva um ano e, em algumas espécies, de três a quatro anos. Há, porém, uma espécie nativa do leste dos Estados Unidos que precisa de 17 anos para crescer e alcançar o tamanho adulto, que é de 2,5 centímetros. Por isso, o nome dela é dezessete. Para um inseto é muito tempo. Mesmo assim, nenhum animal consegue superar o ser humano quanto ao tempo de desenvolvimento total. Com 17 anos de idade, somos jovens ainda. Tudo começa com nove meses passados no ventre de nossa mãe e alguns anos de infância. Depois, aos nove anos de idade, começa a fase juvenil que vai até 13 ou 14 anos. (Isso pode variar!)

Essa é uma época especial. Meninos e meninas começam a observar mudanças em seu corpo, que vão desde o surgimento de pelos às espinhas e mudanças na tonalidade da voz. Às vezes sentimos vontade de alcançar logo a maioridade. Mas é melhor aproveitar cada fase da vida. Alguns querem namorar logo, mas com certeza só vão perder tempo. É melhor construir boas amizades. Aproveite para se exercitar e brincar, mas não se esqueça também de estudar e de ler bons livros. Faça planos com Deus. Fale com Ele sobre isso e cresça com Jesus.