Creio que a mais linda expressão da vida em comunidade está em Atos 4:32: “Da multidão dos que creram, uma era a mente e um era o coração.” Você consegue imaginar isso? “Uma era a mente e um era o coração.” Essa gente se amava de verdade!
Na pequena congregação em que fui batizado e cresci, tive algumas das experiências mais incríveis da vida cristã. Foram acontecimentos que me deram muita confiança nessa instituição sagrada chamada igreja. Havia ali uma santa mulher, que todos respeitavam e amavam. Sábado à noite, os jovens se reuniam em sua casa. Porém, havia algo surpreendente naquela irmã. Antes de vir para a igreja, ela andou pelos caminhos da prostituição. Mas sua vida mudou radicalmente. Não me lembro de ter ouvido alguma suspeita de meus pais, em nenhum momento, porque nós usávamos sua casa como ponto de encontro da juventude. Era lá que os jovens estavam seguros. E como era bom nos reunirmos naquele lugar!
Ao tratar da questão da comunhão como um elemento essencial para o desenvolvimento espiritual, precisamos lembrar que todos temos um impulso gregário, sociável. Para os jovens, a questão do grupo é muito importante, porque detestam o isolamento. Se o jovem não encontra um grupo de comunhão dentro da igreja, vai participar de outro grupo lá fora.
A questão é que a vida em comunidade não acontece automaticamente. A comunhão ocorre aos poucos. Não se engane. A igreja apostólica não era livre de problemas. Às vezes achamos que eles viviam em comunhão como se morassem no Céu, com os anjos, adorando a Deus o tempo todo. O que vemos, na realidade, é que eles tinham pequenas centrais de apoio – grupos pequenos – que conviviam nas mesmas atividades. Eles se conheciam, se amavam e se apoiavam mutuamente.
Todos precisamos pertencer a um grupo de comunhão. Pode ser um pequeno grupo jovem, uma atividade social permanente ou mesmo um bate-papo semanal na casa uns dos outros. Quando interagimos com as outras pessoas, surgem relacionamentos que edificam. Quando nos reunimos ao redor da Palavra de Deus, num pequeno grupo de estudos, ali também encontramos as respostas que dão significado à nossa fé. Assim, a igreja dos sonhos de Deus vai sendo construída aos poucos.