Quarta-feira
23 de agosto
Vida, esperança e verdade
Ela fez um voto, dizendo: – SENHOR dos Exércitos, se de fato olhares para a aflição da Tua serva, e Te lembrares de mim, e não Te esqueceres da Tua serva, e lhe deres um filho homem, eu o dedicarei ao SENHOR por todos os dias da sua vida, e sobre a cabeça dele não passará navalha. 1 Samuel 1:11

Você já sentiu sua alma amarga? Se sim, você consegue entender a situação dessa mulher na Bíblia. O nome dela era Ana, e sua história começa com muita angústia e amargura de alma. Então, ela orou ao Senhor e fez um voto. Podemos ser encorajadas pela história dela.

Ana era uma mulher casada que não conseguia engravidar. Para piorar a situação, a segunda esposa do seu marido, Penina, havia tido vários filhos. Isso fazia com que ela se sentisse superior a Ana. A zombaria de Penina só aumentou ainda mais a amargura que o dilema de Ana causava.

Na Páscoa, Ana foi ao templo para orar, sentindo-se fraca. As forças deste mundo sempre zombam das pessoas fracas, mas Deus ouve e resgata as Anas.

Quando Ana tem um filho e volta ao templo levando-o consigo, ela faz uma oração sobre a arrogância dos orgulhosos, contrastando seu mundo altivo e pequeno com o conhecimento de Deus, que é vasto e vai muito além da compreensão. “O arco dos fortes é quebrado, porém os fracos são revestidos de força” (1 Samuel 2:4).

“O meu coração exulta no SENHOR”, disse Ana. “A minha força está exaltada no SENHOR” (1 Samuel 2:1). Ana reconhecia que sua força vinha do Senhor, e não de si mesma. Ela não se orgulhava da sua força, mas se regozijava na habilidade de Deus em transformar o fraco em forte.

A história de Ana nos mostra um pouquinho do coração de Deus. O próprio Deus colocou em Ana o desejo de ter um filho. Seu marido não entendia por que ela não conseguia ser feliz com o que já tinha. Até o sacerdote do templo, Eli, a repreendeu pela sua maneira de orar, achando que estivesse bêbada. Apesar de ter sido zombada por Penina e repreendida por Eli, Ana foi ouvida por Deus. Ele não a puniu por não estar satisfeita com o que tinha. Ele entende nossos sentimentos e nos convida a levar nossos pedidos a Ele (Filipenses 4:6).

A história de Ana também nos ensina que Deus pode usar a fraqueza dos seres humanos para fazer coisas grandiosas. O filho de Ana, Samuel, cresceu e se tornou um grande homem de Deus. Não perca a esperança, Deus está ouvindo você. Lembre-se de que há um propósito em tudo o que Deus faz, mesmo que não possamos compreender no momento.

{ Diana Ocran }