Lembro-me muito bem da manhã do domingo de 27 de janeiro de 2013. Quando assisti ao noticiário matinal, não pude deixar de me impactar com a terrível manchete: “Tragédia em Santa Maria, Rio Grande do Sul”. Aos poucos, as notícias foram sendo mais detalhadas.
Na madrugada daquele dia, durante uma festa na boate Kiss, um sinalizador manuseado por alguém dentro do lugar deu início a um incêndio. A fumaça tóxica produzida pela queima do interior da boate, combinada ao desespero, fez com que muitas pessoas perdessem a vida naquele dia. Para ser exato, 242 jovens, a maioria universitários, morreram tragicamente naquela triste madrugada. O Brasil inteiro lamentou o acontecido. Era de cortar o coração ver pais e familiares chorarem a perda de seus entes queridos.
Não foi Deus quem provocou a morte daqueles jovens. Ele certamente Se entristeceu muito com a tragédia. Apesar disso, é contra a natureza Dele impedir que jovens tomem as próprias decisões. Deus nos deixou livres para escolher aonde queremos ir. Se escolhermos ir a locais em que Ele é rejeitado, estaremos sujeitos a muitos perigos. Como Deus nos ama muito, Ele só quer o nosso bem; por isso, precisamos a aprender a caminhar nos passos de Jesus.
Um dos princípios do reino de Deus é a liberdade. O Senhor, embora tenha poder para nos forçar a fazer qualquer coisa, escolheu não agir assim. Quando nos criou, Ele colocou em nós a capacidade de escolher por qual caminho desejamos seguir e, inclusive, se escolhemos tê-Lo no centro da vida.
Porém, Ele nos deixou muitos avisos das consequências decorrentes das escolhas erradas. Infelizmente, o que aconteceu com aqueles jovens na boate se repete em grau maior ou menor ao redor do planeta. Muitas pessoas escolhem caminhos diferentes dos indicados por Deus e têm sua existência encurtada.
Somos livres para escolher por quais caminhos queremos seguir. Se analisarmos com calma, concluiremos que há apenas um caminho seguro. Sua vida poderá ser mais longa aqui na Terra e infinitamente longa na Nova Terra. Para isso, escolha estar sempre na presença de Deus. Andando com Ele, independentemente do que ocorrer nesta vida, a salvação estará garantida para você.