Quinta-feira
31 de janeiro
Vida no campo
Caim e a sua mulher tiveram um filho e lhe deram o nome de Enoque. Mais tarde Caim construiu uma cidade e a chamou de Enoque, o nome do seu filho. Gênesis 4:17 (NTLH)

O campo é a morada natural de milhares de espécies de pequenos animais. Algumas vivem bem junto ao solo. Além de ser mais fácil encontrar alimento, dificulta o ataque de predadores, aves e pássaros. É o caso dos grilos e das aranhas que tecem suas teias e ninhos junto às moitas de capim. Mas há também abelhas, besouros, vespas e borboletas que voam de um lado para o outro, cheirando flores, comendo néctar e se lambuzando no pólen.

Se estivéssemos mais perto, nossos olhos veriam pequenas aranhas cuidando de seus filhotes, à procura de áreas secas e com mato. A fêmea de uma aranha carrega a bolsa de ovos, escolhe uma folha e, apoiada sobre as duas pernas traseiras, segura-a com as patas dianteiras e a expõe ao calor do sol. Ela faz isso para secar a bolsa de ovos que fica úmida devido ao sereno da noite e à chuva. Isso é bom também para o desenvolvimento de seus bebês.

A transformação das terras em pastos para o gado e áreas de cultivo destruiu a maior parte dos campos. As rodovias e as cidades invadiram muitas delas, fazendo uma grande diferença na vida dos pequenos bichos.

Caim, que foi irmão de Abel e por cujo nome ninguém gostaria de ser chamado, é o primeiro construtor de cidades da Bíblia. A cidade de Caim se chamava Enoque. Desde então, muitas cidades foram construídas. No entanto, elas sempre foram um problema para os bichos e para nós. Foi prevendo isso que Deus ordenou ao homem que se espalhasse sobre a Terra. O ajuntamento de muitas pessoas em um espaço restrito nunca foi saudável.

A violência é maior nas grandes cidades. A mídia mostra isso. A poluição do ar,
o barulho ensurdecedor, a falta de moradia e a multiplicação das doenças são problemas
comuns. Muitas vezes se põe a culpa de tudo nos maus políticos ou em seus eleitores, mas que tal pensar no plano original de Deus? “Deus fez o primeiro jardim, e Caim,
a primeira cidade” (Abrajhan Cowley).

Falar em viver no campo ou até mesmo em pequenas cidades é um sonho. Precisamos trabalhar, estudar… Para fazer isso, é preciso pensar em todas as possibilidades e entregar o assunto nas mãos de Deus, mas todo cristão deve ter essa consciência.