Você às vezes se sente absolutamente desamparada, como eu, quando um amigo sofre? Felizmente, ter uma parceria com Deus nos dá conforto em saber que Ele pode fazer por um amigo o que não conseguimos fazer. No entanto, quase sempre, existem algumas coisas que podemos fazer:
Orar pelo e com o amigo; ouvir com atenção; perguntar: “Há algo que você queira que eu faça?”; oferecer-se para fazer algo que você acredita que pode ajudar.
Todos nós precisamos de amigos para compartilhar os bons momentos e nos ajudar nos momentos difíceis. Uma amiga me contou uma história sobre sua amiga Paula (nome fictício), que ela conheceu quando eram adolescentes. Recentemente, Paula, órfã ainda criança, confessou-lhe: “Eu estava realmente pensando em me suicidar no dia em que nos conhecemos. Sentia que não me encaixava e me sentia solitária. Tudo estava dando errado. Era difícil crescer sem os pais. Não me sentia querida onde morava. Mas, como você se demonstrou amigável e se ofereceu para me ajudar com álgebra, voltei a ter esperança. Não consigo explicar, mas pela primeira vez senti que alguém se importava comigo.”
Paula esperou alguns anos para contar à minha amiga sobre aquele dia escuro que passou a ficar claro, pois ela temia que minha amiga pudesse considerá- la emocionalmente instável demais para ser sua amiga. Agora que ambas são adultas e têm suas profissões (minha amiga se tornou conselheira profissional e a amiga dela professora de matemática), Paula pensou que era a hora certa. Minha amiga não fazia ideia de que Paula estava se sentindo tão deprimida e quase anulada havia tantos anos. No entanto, sua oferta amigável de ajudá-la fez diferença a ponto de salvar sua vida. Minha amiga sabia apenas que Paula obviamente estava tendo dificuldades para estudar. Então, ela se ofereceu para ajudar.
“Uma vida resgatada”, minha amiga suspirou. “Deus me permitiu salvar uma vida, e descobri que fazer amigos é um ministério abençoado. Isso deu motivação à minha profissão.” Ouvir essa história confirmou a importância de ser amigável! Não importa nossa idade, existem pessoas que entram em nossa vida e para quem podemos ser amigos úteis. Além disso, a história me levou a esta oração: Senhor, ajude-me a discernir quem está desanimado e ser amiga dessa pessoa
{ Betty Kossick }