Quinta-feira
29 de março
Vida transparente
Cheguei à beira da ruína completa, à vista de toda a comunidade. Provérbios 5:14

Na década de 1970, aconteceu um dos casos mais conhecidos de corrupção do mundo. Uma série de fatos, expostos nos principais jornais da época, ligou políticos importantes dos Estados Unidos à invasão da sede do partido republicano, roubos de documentação e outras ações corruptas. Conhecido como o caso Watergate, o escândalo chocou o país e levou o presidente Richard Nixon a renunciar a seu mandato.

Certamente, quando os líderes das ações criminosas estavam planejando o que fizeram, não contavam com a exposição dos fatos e de seus nomes. Essa é uma das grandes ilusões que o inimigo de Deus tenta colocar em nossa mente. Pecar é uma tragédia, mas contar com a discrição de Satanás é tolice em dobro. Não existe nada que esteja tão encoberto que não venha a ser revelado.

O provérbio de hoje nos apresenta um pecador que está envergonhado porque seu erro foi exposto à comunidade inteira. Ele, como a maioria dos pecadores, queria fazer o mal e nunca ser descoberto. Quando a vergonha pública chega, muitos se enchem de remorso.

Um dos exemplos clássicos dessa realidade na Bíblia é o episódio envolvendo um homem chamado Acã. Ele pegou despojos de guerra que Deus havia avisado para não serem recolhidos e enterrou-os embaixo de sua tenda. Ele achava que nunca seria descoberto. Encobriu o pecado até quando não pôde mais escondê-lo. E sofreu as consequências terríveis de seu erro.

William Shedd classifica o pecador inveterado como um suicida: “O pecado contém um elemento de servidão – no próprio ato de transgredir a lei de Deus há uma ação reflexiva da vontade humana sobre si própria, pela qual ela se torna menos capaz do que antes de observar aquela lei. O pecado é um ato suicida da vontade humana. Destrói o poder de fazer o que é certo, poder esse que constitui a verdadeira liberdade do homem.”

Muito tempo antes, Salomão ensinou que “Deus trará a julgamento tudo o que foi feito, inclusive tudo o que está escondido, seja bom, seja mal” (Eclesiastes 12:14). Cedo ou tarde, todo pecado será descoberto. É por isso que devemos viver uma vida transparente, lavados pelo sangue de Jesus e suscetíveis à influência do Espírito Santo. Assim, poderemos andar de cabeça erguida e com a salvação garantida pela graça de Deus.