Quarta-feira
01 de novembro
Videira
Eu sou a videira verdadeira. João 15:1

A videira é uma das árvores-símbolo do povo escolhido do Antigo Testamento. Deus havia “plantado” seu povo na Terra para ser uma bênção para toda a humanidade. Ao refletir o caráter divino, Israel mostraria para o mundo a bondade de Deus e seria um canal de bênçãos para todos. No entanto, essa videira não produziu as “uvas” esperadas.

Com cuidado, o grande Agricultor havia feito de tudo para que sua videira produzisse frutos maravilhosos. Diz o profeta: “Ele cavou o chão, tirou as pedras e plantou as melhores mudas de uva. No centro do terreno, ele construiu uma torre para o vigia e fez também um tanque para esmagar as uvas. Esperava que as parreiras dessem uvas boas, mas deram somente uvas azedas” (Isaías 5:2).

O profeta explica: “A plantação de uvas do Senhor Todo-Poderoso, as parreiras de que Ele tanto gosta são o povo de Israel e o povo de Judá. Deus esperava que eles obedecessem à sua lei, mas Ele os viu cometendo crimes de morte; esperava que fizessem o que é direito, mas só ouviu as suas vítimas gritando por socorro” (Isaías 5:7).

As uvas azedas que Israel e Judá produziram foram sua desobediência à lei de Deus. Por isso, não puderam ser para o mundo um canal de salvação como era o propósito divino.

No versículo de hoje, porém, Jesus se identifica como a Videira verdadeira. Nesse discurso, o Senhor explica como nós podemos nos manter ligados a Ele e ser parte da Videira verdadeira que oferece os frutos da vida eterna para as pessoas.

Jesus diz: “Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e Eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada” (João 15:5). Comentando essa passagem, Ellen White diz: “Todos os verdadeiros seguidores de Cristo produzem frutos para sua glória. A vida deles demonstra que uma boa obra tem sido realizada neles pelo Espírito de Deus, e seus frutos são para santidade. Sua vida é elevada e pura. Ações corretas são os frutos evidentes da verdadeira piedade, e aqueles que não produzem fruto desse tipo revelam que não possuem experiência nas coisas de Deus. Não estão na Videira” (Mensagens aos Jovens, p. 377). Una-se a Jesus, a videira verdadeira, e permita que as deliciosas uvas de salvação e santidade transbordem em sua vida.