Sábado
28 de abril
Vigilância 24 horas
Meu filho, obedeça aos mandamentos de seu pai e não abandone o ensino de sua mãe. Amarre-os sempre junto ao coração; ate-os ao redor do pescoço. Provérbios 6:20, 21

Uma notícia que tem ficado cada vez mais frequente nos jornais é a de agências bancárias atacadas por bandidos no período da noite. Em geral, eles arrombam as vidraças e estouram os caixas eletrônicos com dinamites. Um fator que facilita essas ações é a inexistência de vigilantes no período noturno.

Recentemente, o sindicato dos bancários do Rio Grande do Sul enviou uma proposta para sua entidade de representação nacional, solicitando que a vigilância bancária passasse a ser 24 horas por dia. Segundo o sindicato, isso dificultaria a ação dos marginais e preservaria o patrimônio financeiro dos bancos.

Assim como as agências bancárias, na vida espiritual o “ladrão de almas” também gosta de atacar quando o cristão está sem vigilância. Ele fica à espreita e, quando percebe que a vida do cristão, está desprotegida, ele entra e rouba. No provérbio de hoje, Salomão está falando de vigilância 24 horas contra o mal. E ele ilustra essa lição de duas formas.

Em primeiro lugar, os ensinos dos pais, representantes de Deus, devem ser memorizados no “coração”, ou seja, guardados na mente, de forma que possam sempre ser lembrados quando necessário. Em um momento de tentação, caso existam bons princípios gravados na mente, o Espírito Santo os trará à lembrança como defesa contra o pecado.

Em segundo lugar, as lições devem ser atadas ao pescoço, ou seja, os ensinos divinos passados pelos pais servem de proteção contra as decisões ruins e contra as tentações. Seria uma espécie de corrente protetora ao redor do corpo, de tal forma que, assim, o cristão estaria guardado do mal.

Como fazemos essa vigilância na prática? Jesus deu uma dica: “Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mateus 26:41). Vigiar tem a ver com a nossa preparação espiritual. Quanto mais fortes estivermos espiritualmente, menos seremos vítimas das armadilhas de Satanás. Portanto, a oração e o estudo da Bíblia devem fazer parte da rotina de todos aqueles que desejam vencer o mal.

A sua “agência bancária espiritual” precisa estar com vigilância 24 horas contra as investidas do maior ladrão que já existiu. Faça a sua parte, e Jesus enviará anjos para guardar sua vida para sempre.