Enquanto essas palavras de santa confiança sobem até Deus, as nuvens recuam, e se veem os céus estrelados, indescritivelmente gloriosos em contraste com o firmamento escuro e carregado. A glória da cidade celestial provém de suas portas entreabertas. Aparece então de encontro ao céu a mão segurando duas tábuas de pedra dobradas uma sobre a outra. Diz o profeta: “Os céus anunciam a Sua justiça, porque é o próprio Deus que julga” (Sl 50:6). Aquela santa lei, a justiça de Deus, que por entre trovões e chamas foi do Sinai proclamada como guia da vida, revela-se agora aos seres humanos como a regra do juízo. A mão abre as tábuas, e veem-se os preceitos do decálogo, como que traçados com pena de fogo. As palavras são tão claras que todos as podem ler. Desperta-se a memória, varrem-se de todas as mentes as trevas da superstição e heresia, e os dez preceitos divinos, breves, compreensivos e autorizados, apresentam-se à vista de todos os habitantes da Terra.
É impossível descrever o horror e desespero dos que pisaram os santos mandamentos de Deus. O Senhor lhes deu Sua lei; eles poderiam ter avaliado seu caráter por ela e conhecido seus defeitos enquanto ainda havia oportunidade para arrependimento e correção; mas, a fim de conseguir o favor do mundo, puseram de parte seus preceitos e ensinaram outros a transgredir. Esforçaram-se por compelir o povo de Deus a profanar o sábado. Agora são condenados por aquela lei que desprezaram. Com terrível clareza, percebem que não têm desculpas. Escolheram a quem servir e adorar. “Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o perverso, entre o que serve a Deus e o que O não serve” (Ml 3:18).
Os inimigos da lei de Deus, desde o pastor até o menor dentre eles, têm nova concepção da verdade e do dever. Demasiado tarde veem que o sábado do quarto mandamento é o selo do Deus vivo. Eles percebem, tarde demais, a verdadeira natureza de seu falso sábado e o fundamento arenoso sobre o qual estiveram a construir. Descobrem que estiveram a combater contra Deus (O Grande Conflito, p. 639, 640).