Quarta-feira
25 de outubro
Virtualidade real
Qual é o mais importante de todos os mandamentos da Lei? Marcos 12:28

As redes sociais têm se tornado o palco em que muitas pessoas desenvolvem seus relacionamentos. Porém, é preciso saber usar essas novas tecnologias para não tornar em maldição o que pode ser uma bênção. Pensando em orientar seus seguidores, o pastor Ed René Kivitz postou em sua página do Facebook uma espécie de dez mandamentos para as redes sociais, dos quais destaco alguns:

“Não viverás no mundo virtual, apenas farás incursões. Não substituirás o mundo real pelo mundo virtual.” Nesse “mandamento”, aprendemos que a vida não pode ser resumida a uma timeline. As redes sociais não devem sufocar os relacionamentos reais.

“Não construirás de ti mesmo uma imagem fake no mundo virtual. Não manipularás as pessoas para que pensem de ti mais do que convém. Conscientemente construirás tua identidade no mundo virtual.” A ideia aqui é a honestidade a respeito da própria personalidade. Algumas pessoas vendem uma imagem distorcida de si mesmas na internet em busca de curtidas. Isso é mentira, e mentira é pecado.

“Não serás displicente, negligente e descuidado a respeito das fronteiras da tua intimidade. Cuidarás das dimensões pública (o que qualquer um pode saber), privada (o que apenas as pessoas com quem você se relaciona sabem) e íntima (o que apenas as pessoas para quem você revela sabem). Isso vale também para a vida dos outros.”

“Saberás claramente as razões pelas quais estás presente no mundo virtual e utilizas as redes sociais. Não te tornarás o assunto das tuas mídias. Não falarás apenas de ti mesmo. Aliás, quase nunca falarás de ti mesmo. Oferecerás conteúdo.”
O cristão está presente nas redes sociais para glorificar o nome de Jesus. Todas as postagens têm que ter esse objetivo em vista. Se João Batista tivesse uma página no Facebook, é possível que postasse: “Importa que a imagem de Jesus seja curtida e compartilhada e a minha desapareça escondida atrás da dele.”

“Não protagonizarás barracos no mundo virtual. Não agredirás pessoas com fofocas, calúnias e difamações. Debaterás ideias, não pessoas. Não serás melindroso: lembre-se de que quem fala o que quer, ouve o que não quer, inclusive bobagens. Não serás covarde, dizendo no mundo virtual o que não dizes olhos nos olhos.” Ao usar suas redes sociais hoje, lembre-se desses princípios. Exalte o nome de Jesus e seja um cristão real no mundo virtual.