Segunda-feira
01 de novembro
Vitória sobre vícios
“Tudo me é permitido”, mas eu não deixarei que nada me domine. 1 Coríntios 6:12

Ao longo da história, os vícios têm criado problemas alarmantes em todos os lugares e culturas. Na verdade, os vícios que mais causam prejuízo à família e à sociedade vêm do uso de drogas legais. Partindo de práticas socialmente lícitas e aparentemente inofensivas, muitos se descobrem viciados em algo simples e comum. Além da dependência de cigarro, álcool e drogas, mais recentemente tem aumentado o vício em jogos, compras, comida e até mesmo em redes sociais.

Todos os viciados relatam que a prática do vício proporciona bem-estar, sensação de aceitação e prazer. Por isso, não se pode remover um vício sem substituí-lo por algo tão ou mais poderoso. De fato, o único poder mais forte do que um vício é o poder de Jesus Cristo. O componente espiritual no processo de prevenção e recuperação é imprescindível.

A palavra de Deus nos lembra de que nosso corpo é sagrado: “Vocês não sabem que os seus corpos são membros de Cristo?” (1Co 6:15). Por isso, é importante tomar consciência dessa verdade e evitar práticas que podem se tornar viciantes. Sabe como? Reconhecendo-se como um filho de Deus de grande valor, envolvendo-se em práticas saudáveis que o ajudem a desenvolver autorrespeito e autoconhecimento como atividades espirituais e religiosas.

Se você já se viu preso a alguma prática nociva, saiba que Deus pode neutralizar qualquer inclinação e construir uma barreira entre você e o mal. O desejo Dele é conceder vida livre e plena para você. O objetivo máximo de Deus é que você seja uma luz para ajudar também outras pessoas a se libertar por meio de um relacionamento forte e pessoal com Ele. Esse é o poder capaz de quebrar qualquer corrente e libertar de qualquer escravidão.