Terça-feira
30 de abril
VITRAIS
Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos Céus. Mateus 5:16

Pai e filho passeavam por um dos parques da cidade. Aquele não era um país cristão. Mas nem mesmo a pouca luz da tarde de inverno foi capaz de esconder dos olhos atentos do garoto a grande catedral ali perto. Seu olhar foi atraído pela bonita visão que saltava dos vitrais da igreja, iluminados pelos raios de sol que driblavam as nuvens daquela tarde fria. 

Olhando quase que sem piscar, o pequeno percebeu que havia alguém lá dentro. Todas as cores do vitral eram emprestadas às pessoas que se moviam dentro da igreja. A imagem impressionou o menino, que tomou o pai de surpresa com a pergunta: “Quem são aquelas pessoas, pai?” O homem não era religioso e apenas disse: “Filho, aqueles são os cristãos.” As palavras ficaram gravadas na mente do garoto. 

Outro dia, na escola, houve uma aula sobre religiões. A professora começou a apresentação com uma pergunta: “Alguém saberia dizer quem são os cristãos?” Silêncio na classe. Como disse, aquele não era um país cristão, e as crianças eram pequenas. A professora insistiu, até que uma mãozinha se levantou no fundo da sala. Era aquele garoto. Todos se voltaram em sua direção. A professora repetiu a questão, como que duvidando da resposta que ouviria: “Então, quem são os cristãos?” Com palavras simples, provavelmente sem entender a profundidade delas, o menino disse: “Professora, os cristãos são as pessoas que brilham.” 

Talvez essa seja a melhor definição que eu já ouvi. É o ideal pretendido por Jesus. Foi Ele quem disse aos Seus discípulos: “Vocês são a luz do mundo” (Mt 5:14) e em seguida os enviou para revelar o brilho Dele. Brilhar diante da humanidade não quer dizer demonstrar nossas habilidades especiais ou dons surpreendentes. Não tem o sentido de chamar a atenção ou impressionar. Significa refletir na vida o brilho do caráter de Deus. Se o pecado roubou a alegria, fez esfriar o amor, plantou a discórdia, sugeriu a violência, os cristãos são enviados para levar o brilho da bondade, da generosidade, da reconciliação e da paz que há em Jesus. 

Os cristãos são, ou deveriam ser, as pessoas que brilham. Que o mundo perceba em você esse brilho especial hoje.