Quarta-feira
29 de novembro
VIVA FELIZ
Descobri que não há nada melhor para o homem do que ser feliz e praticar o bem enquanto vive. Eclesiastes 3:12

No ano de 1984, Gilberto passou vários dias na UTI do Hospital São Lucas, em Curitiba, entre a vida e a morte. Ele estava acometido de endocardite e pneumonia, e uma válvula cardíaca estava necrosada. O sangue só estava circulando no cérebro e no coração. Os médicos disseram que, com essa enfermidade, apenas um em cada mil pacientes consegue sobreviver. 

Quando estava na UTI, cercado de vidros, Gilberto falou para si mesmo: “Quando você sair desta, veja se muda o seu estilo de vida!” Até aquele momento, Gilberto só pensava em trabalho. Quase não tinha tempo para fazer coisas simples, como observar um pôr do sol ou tocar o seu acordeão. Graças a Deus, Gilberto recebeu alta do hospital dias depois e teve a chance de desfrutar mais 18 anos ao lado da sua esposa e dos seus três filhos. Sabe quem foi ele? Meu sogro. Não tive o privilégio de conhecê-lo, pois faleceu em 2002. Mas tenho dois livros de sua autoria: Compêndio da Vida e A Odisseia do Viver, nos quais ele descreve a alegria de viver em um tempo emprestado. 

E você, o que faria se soubesse que tem pouco tempo de vida? Fizeram essa mesma pergunta a São Francisco de Assis enquanto capinava a sua horta. A resposta foi: “Eu continuaria capinando até terminar.” Ele sabia que a vida é curta e deve ser usada de forma útil e que contribua para um mundo mais feliz. Não é preciso ir até o outro lado do planeta para encontrar a felicidade. Ela está ao nosso alcance. Só depende da maneira como usamos o tempo nas coisas simples da vida. Disse Crossword: “A felicidade está em nosso próprio quintal, mas é possível que esteja coberta pelo capim.” 

Como você tem vivido os seus dias? Valoriza mais as pessoas ou as coisas? Sua meta é ficar rico de dinheiro ou de bênçãos? Cuidado para não depositar a sua esperança naquilo que é passageiro. Salomão já dizia: “Vi todas as obras que se fazem debaixo do sol, e eis que tudo é vaidade e correr atrás do vento” (Ec 1:14). O termo “vaidade”, em hebraico, significa “sopro”, “vapor”, pois é assim que a vida passa. 

Aproveite cada dia neste mundo da melhor maneira. Seja feliz, sem deixar de se preparar e preparar outras pessoas para a eternidade.