Antes de se tornar um reformador, Martinho Lutero foi um monge agostiniano que procurou seguir escrupulosamente as regras da sua ordem, submetendo o corpo a um duro regime de mortificações. Porém, mesmo fazendo tudo o que a igreja lhe pedia, não tinha paz no coração. Sentia-se perdido dentro dela. Certa vez, declarou: “Apesar da irrepreensibilidade da minha vida de monge, sentia-me pecador diante de Deus; minha consciência estava extremamente inquieta, e não tinha certeza alguma de que Deus fosse aplacado pelas minhas obras satisfatórias. Por isso, não amava esse Deus justo e vingador; antes, O odiava.”
Sua vida mudou quando leu o texto bíblico de hoje, que diz: “O justo viverá pela fé.” Esse verso o impactou profundamente. Ele entendeu que a salvação não dependia das obras nem da obediência, mas da fé em Cristo. Cristo o justificaria. Cristo o transformaria. Ele precisava apenas de Cristo. Por causa dessa mudança de perspectiva em relação à salvação, Lutero deixou de ter medo de Deus e passou a amá-Lo como seu bendito Salvador.
Satanás tentará nos desanimar, acusando-nos de mentirosos e indignos, buscando apontar cada um de nossos pecados. Nesses momentos, devemos manter a calma e afirmar com confiança: “Sim, é verdade. Sou pecador. Porém, o sangue de Jesus me purifica de todos os meus pecados. Creio que serei salvo!”
Nesse contexto de confiança na salvação em Cristo, Lutero compôs o hino “Castelo Forte”, o qual contém uma bela estrofe que diz: “A nossa força nada faz, Estamos, sim, perdidos; / Mas nosso Deus socorro traz, E somos protegidos. / Sabeis quem é Jesus, O que venceu na cruz? / Senhor dos altos Céus, E, sendo o próprio Deus, / Triunfa na batalha” (antigo Hinário Adventista do Sétimo Dia, no 33).
Se Satanás está acusando você de seus erros e, assim como Lutero, você não tem paz no coração e se sente perdido dentro da igreja, saiba que Cristo lhe oferece a justiça que só Ele pode dar. Se você a aceitar, Ele o justificará e iniciará um trabalho de transformação em sua vida. Basta escolher viver pela fé no Salvador!