Quarta-feira
28 de fevereiro
Voando alto
Dedique alta estima à sabedoria, e ela o exaltará; abrace-a, e ela o honrará. Ela porá um belo diadema sobre a sua cabeça e lhe dará de presente uma coroa de esplendor. Provérbios 4:8, 9

O que se esperar de um menino negro e pobre que vivia nos Estados Unidos da América na década de 1960? Com essas características, era de se esperar que, no mínimo, a condição de pobreza e anonimato persistissem até a morte. Mas não foi assim que aconteceu com Barry Black.

Ele cresceu em um lar sem pai, vivendo com a mãe solteira, em um distrito pobre em Baltimore, Maryland, nas décadas de 50 e 60. Frequentou escolas simples; porém, nunca se descuidou da importância dos estudos.

Quando atingiu a vida adulta, sentiu-se chamado para o ministério pastoral. Frequentou o curso de teologia e tornou-se pastor. Porém, Deus tinha mais para seu filho. Barry Black se interessou pelo ministério da capelania militar e ingressou na Marinha estadunidense. Foi ascendendo nas patentes dentro da corporação até atingir a função de comandante dos capelães da Marinha dos Estados Unidos.

Deus, no entanto, tinha mais para ele. Black se tornou o primeiro negro a ser capelão do Senado estadunidense, o maior posto que um capelão militar poderia alcançar. Ele teve oportunidade de ministrar para presidentes como Bill Clinton e estar ao lado de pessoas famosas e poderosas da nação.

Além dessas posições sociais, ele também atingiu altos patamares acadêmicos. Black frequentou a Faculdade Oakwood, a Universidade Andrews, a Universidade Central da Carolina do Norte, o Seminário Batista Oriental, a Universidade Salve e a Universidade Internacional dos Estados Unidos, no Quênia. Ele concluiu mestrados em Divindade, Aconselhamento e Administração, e doutorados em Ministério e Psicologia.

Segundo a revista Diálogo Universitário, “a vida de Barry Black não é apenas uma história de boa sorte, mas de devotamento cristão, apoio tanto da família quanto da igreja, aconselhamento e aberturas providenciais. Deus colocou Black em situações onde ele se desenvolveria física, emocional, social e espiritualmente; onde poderia vencer preconceitos e tomar posição em favor do cristianismo em geral e do adventismo em particular”.

O que aconteceu na vida de Barry Black é uma amostra do que Deus pode fazer na vida daqueles que se entregam completamente a Ele. Abrace a sabedoria divina, e ela alçará voos que levarão você às alturas.