O censo do IBGE de 2010 indicou que no Brasil 86,8% da população se declara cristã. Esse número envolve católicos e evangélicos. É, sem dúvida, um grande número de pessoas que declaram seguir a Cristo. Cada uma dessas pessoas e, logicamente, todas as outras são muito amadas por Jesus.
O amor de Deus é estendido igualmente a cada ser humano. Deus não ama mais os cristãos e menos os ateus. Sendo assim, então o que diferencia as pessoas? A resposta é simples: o amor que elas sentem por Deus.
O provérbio de hoje nos ensina que existem algumas bênçãos que são exclusivas daqueles que amam a Deus. O apóstolo Paulo escreveu que “olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que O amam” (1 Coríntios 2:9).
Esse versículo tem um detalhe para o qual devemos dar bastante atenção. As coisas que olhos não viram, ouvidos não ouviram e não subiram ao coração humano foram preparadas “para os que O amam”. Esse trecho do versículo não pode passar despercebido.
Circula no meio teológico a falsa doutrina do universalismo. Segundo ela, o amor de Jesus é tão grande que no dia do juízo final salvará a todas as pessoas da Terra. “Jesus não deixará Seus filhos se perderem por causa de pecados”, dizem os defensores dessa teoria.
Contudo, essa não é a realidade bíblica. Jesus ama a todos. Ele ama todas as pessoas, não importa o pecado que elas cometam, mas deixou bem claro que, se essas pessoas não se arrependerem, ficarão fora do Céu. Todos os salvos são amados por Jesus, mas nem todos os amados por Ele terão a vida eterna.
João, o discípulo amado, escreveu que “nós amamos porque Ele nos amou primeiro (1 João 4:19). Não é mérito nosso amar Jesus; apenas respondemos ao amor que Ele nos ofereceu. “Foi assim que Deus manifestou o Seu amor entre nós: enviou o Seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio Dele (1 João 4:9). Nosso amor é baseado no amor de Jesus, que foi demonstrado primeiro.
Por isso, se você quiser desfrutar bênçãos especiais de Deus, dedique todo seu amor a Ele.