Quarta-feira
21 de abril
Você é tímida?
Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio. 2 Timóteo 1:7

Timidez e introversão parecem a mesma coisa, mas não são. Grande parte das pessoas introvertidas também é tímida. Introversão tem a ver com temperamento, e timidez pode ser uma consequência comportamental da introversão.

Quem é apenas introvertido gosta de discrição e evita exposição desnecessária, mas, quando preciso, não tem medo ou vergonha de se expor em público e se relacionar socialmente. Já o introvertido e tímido, se precisar falar com estranhos ou interagir num grupo, pode sentir pânico.

Na timidez, a exposição de si mesmo à opinião de outra pessoa gera desconforto. Por isso, a pessoa tímida evita o contato e a interação com pessoas e grupos diferentes dos quais está habituada. Algumas pessoas tímidas evitam falar em público pelo constrangimento de ser alvo de atenções. Talvez por receio de se comportarem de forma inadequada e serem mal interpretadas. É compreensível que fica difícil para essas pessoas dar atenção a alguém enquanto uma intensa atividade cortical lhes provoca certa dor e grande angústia.

Uma situação mais crítica da timidez é a fobia ou ansiedade social, que é o medo patológico da crítica, da exposição e das interações sociais. Esse caso requer diagnóstico criterioso e tratamento.

Se você não apenas se identifica com a introversão, mas se sente retraída ou com vergonha da interação e exposição social, provavelmente seja tímida. Fatores hereditários contribuem para o desenvolvimento da timidez, mas o meio social, a educação familiar e as experiências de vida podem contribuir também para a formação da timidez.

Se a timidez a incomoda, é possível amenizá-la. Não se isole. Participe de pequenos grupos sociais. Procure ajuda psicoterápica para compreender os mecanismos e condicionamentos negativos que a tornaram assim.

Não se castigue, aceite-se. As tímidas são excelentes amigas e têm habilidade para ouvir. Mas não se acomode. Ouse ser maior do que a timidez. Não se mascare com a indiferença, sendo arredia ou recusando as pessoas, sem conhecê-las. Você pode sorrir e ser afetuosa.

Se você luta contra a timidez, peça a Deus que a faça ousada. Será que não há uma missão aguardando você? Creia que Deus pode lhe dar a coragem necessária para ser útil em Sua obra!