Nas últimas duas semanas, tenho tentado sair do meu emprego. No Canadá e na maioria dos países ocidentais, esse é um processo bastante simples. Onde estou agora (na Ásia), fazer isso tem sido quase impossível porque meu chefe se recusou a me permitir trabalhar em qualquer outro lugar nesta cidade, apesar de o prazo do meu contrato estar expirando. Essa situação, entre outros desafios, tem contribuído para tornar meu ano frustrante e difícil. No entanto, sou grata de algumas maneiras por tudo o que aconteceu porque Deus tem usado isso para me moldar e me aproximar Dele. Entretanto, mesmo com tudo o que Deus tem feito por mim, ainda tenho momentos de medo. Momentos como ontem, quando meu chefe ameaçou colocar meu passaporte na lista negativa do país, impedindo-me de trabalhar aqui. Ouvindo essa ameaça, senti o medo tomar conta de meu coração. No entanto, estou neste país porque acredito que Deus me chamou aqui para Seu propósito. Não fiz nada de errado e nada que merecesse minha inclusão nessa lista. Contudo, será que as atitudes de outra pessoa poderiam mudar o plano de Deus para mim?
Com essa conversa ainda fresca em minha mente, fui dar um estudo bíblico. Nossa história bíblica atual é sobre a recusa de Faraó em deixar o povo de Deus ir. Não pude deixar de comparar isso com a recusa do meu chefe em me deixar sair de sua empresa. Paramos nosso estudo na parte em que o Faraó finalmente deixou o povo ir. Mas esta manhã, quando acordei, Deus continuou a história em meu coração, apontando-me para Êxodo 14:13: “Não tenham medo; fiquem firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes fará no dia de hoje.”
É interessante que esse verso orienta o povo a não temer antes de receber o milagre, antes que as ondas comecem a se separar e antes mesmo de Moisés estender a mão. Eles devem ser destemidos em meio ao caos e destruição aparentemente iminente.
Em minha situação atual, não vejo o milagre. Mas acredito que as palavras de Deus para aquele povo são as Suas palavras para mim: Não temas; não importa o quão desesperador pareça, mesmo quando as coisas só parecem piorar. Em vez disso, aguente firme e veja a salvação do Senhor. Espere que Ele elimine seus “egípcios”. Ele fez isso pelos israelitas. Ele vai fazer isso por mim e pode fazer isso por você também.
{ R. Bowen }