Enquanto vivermos na Terra, as circunstâncias, os desafios e os problemas cruzarão nosso caminho. O modo como reagimos a eles, e com o que, determinará nosso bem-estar e nossa saúde. Deus não nos promete uma vida livre de problemas. Ele nos promete Seu divino poder, não o poder humano, se nEle confiarmos.
A história de Pedro (Mt 14:28-33), entre muitas outras, mostra que Deus pode nos alcançar em qualquer lugar, enquanto confiarmos nEle. Pedro andava sobre as águas em direção a Jesus quando viu os efeitos do vento tempestuoso e ficou com medo. Perdeu de vista quem o havia chamado. Consequentemente, ele viu somente os desafios. Experimentando o temor, Pedro começou a afundar. Mas, louvado seja Deus, ele reagiu apropriada e efetivamente após raciocinar, e gritou: “Senhor, salva-me!” Imediatamente Jesus estendeu a mão e resgatou Pedro do afogamento.
A história não conta quão longe ou perto Jesus estava de Pedro. O fato importante é que Jesus pode nos salvar onde quer que estejamos, e sob qualquer circunstância, se nEle pusermos a nossa confiança. Nenhuma distância, barreira ou situação pode permanecer no caminho de Jesus quando clamamos a Ele em nossa hora de necessidade. Confiemos nEle implicitamente, porque Seu amor infalível está sempre à disposição para ser derramado sobre nós, sem medida. Não acreditemos na mentira do diabo de que Deus é punitivo e vingativo. O caráter de Deus é amor, e Deus jamais será alguma coisa que se reflita de outra forma.
Sara Young, em seu livro devocional, escreve que a luz de Deus brilha de modo mais resplandecente quando os crentes confiam nEle “no escuro”. Ela diz que Deus está menos interessado nas circunstâncias certas do que nas reações certas àquilo que passa pelo nosso caminho.
Que nós, assim como Pedro na hora da fragilidade, possamos dar a resposta certa: “Jesus, salva-me!” O salmista Davi, que aprendeu por experiência quão importante é pôr a confiança em Deus, escreve no Salmo 112:4 que “O nascer do sol abre caminho através da escuridão para os bons – a graça, a misericórdia e a justiça de Deus!”
(A Mensagem).
Que o insondável amor de Deus nos envolva a todas, ao confiarmos que Ele honrará nossa fé e dirigirá nossos passos.
Kera Gwebu