Segunda-feira
06 de junho
Você pode me ouvir agora?
Então o SENHOR veio e ali esteve, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel! Este respondeu: Fala, porque o Teu servo ouve. 1 Samuel 3:10

Você já percebeu como os especialistas de marketing têm se tornado trapaceiros no mundo de propagandas? O botão de saída não está mais em cima, no canto da direita na maioria das propagandas na internet. Você é forçada a dar uma olhada rápida em toda a janela procurando o “x” minúsculo para fechar a propaganda. Muitos tipos de compras sob consulta são programadas para evitar que você não pule os intervalos comerciais. Smartphones e iPhones apresentam aplicativos gratuitos carregados de mensagens direcionadas ao grupo demográfico comum que é mais provável de usar o aplicativo.

Quando verifica a sua agenda e cruza os itens concluídos em sua lista de atividades, você tem uma sensação de que se esqueceu de fazer alguma coisa, mas não lembra exatamente o que é. Você reagenda e confirma seus compromissos, verifica se sua presença é necessária na reunião da comissão da igreja, e consegue cancelar a assinatura de uma revista que você nem sabia que tinha feito. E-mails, mensagens de voz, lixo eletrônico, ligações, mensagens de texto e outras mensagens continuam chegando através de toques e alertas, ficando gradativamente mais altos como se dissessem: “Você pode me ouvir agora?”

Você pisca, e a semana está terminando. O bombardeio constante de pessoas e aparelhos eletrônicos disputando sua atenção abafam a voz doce e suave de Jesus chamando você para conversar com Ele. Sim, você fez suas orações de manhã e à noite, e agradeceu por suas refeições, mas você não conseguiu ouvir as mensagens sutis que Ele enviou a você: as mensagens sem os dispositivos chamativos de marketing, o tipo de mensagens que não estão programadas em um aparelho que toca, alerta, vibra ou fica piscando; não tem o cancelamento do botão de avançar rápido para forçar você a ouvir a mensagem muito importante Dele; não tem um porta-voz técnico chamando sua atenção com: “Você pode ouvir…”

O sacerdote Eli disse ao pequeno Samuel que, quando o Senhor o chamasse no silêncio da noite, ele precisava convidar o Senhor para falar enquanto ele ouvia. Que possamos viver em antecipação desses momentos serenos, quando podemos ouvir Sua voz suave nos chamando, para que possamos responder: “Fala, Senhor, eu posso Te ouvir agora.”

Twinkle Guimaraes