Não existe educação sem cumplicidade – ela só ocorre quando duas ou mais pessoas se envolvem em um relacionamento transformador. Isso deixa marcas. Quando os ensinos são significativos, eles permanecem. Mais que admirar, é preciso respeitar aqueles que nos ensinaram algo de valor. Quem respeita ama de maneira inteligente, aplica o que aprende, não se frustra quando não consegue ser a cópia fiel do que o mestre ensinou, não teme ter voz própria, avança, enfrenta os desafios e não tem vergonha do que se tornou.
Verdadeiros educadores respeitam o que somos ao nos deixar livres para seguirmos o nosso caminho. Se os respeitamos, também damos a eles “liberdade para partir”. Quando um jovem se casa, “deixa pai e mãe” e se une à sua esposa. Foi assim que Deus planejou. O ciclo educativo está concluído, o ninho dos pais pode ficar vazio. Chega a hora que alunos também precisam deixar os professores e seguir na vida, aplicando e ampliando os ensinos preciosos que receberam.
O crescimento é doloroso em muitos aspectos, mas resulta em orgulho e alegria para pais e mestres. Nunca use o legado de ninguém como desculpa para ficar abaixo do seu potencial. As pessoas que o inspiram não são sombras que o perseguem, não são recordes a superar nem réguas para medi-lo.
Quem ama você estará na torcida gritando o seu nome. Você não precisa superar essas pessoas. Apenas honre-as, valorizando o legado que lhe deixaram. Salomão, o filho do rei mais poderoso de Israel, entendeu isso e colheu muitas bênçãos dessa compreensão. Os discípulos do maior Mestre que já existiu também entenderam essa lição. Por conta disso, revolucionaram o mundo! Com Timóteo, o aprendiz do grande apóstolo Paulo, também não foi diferente. Eliseu, servo e fiel seguidor do profeta Elias, já havia experimentado isso antes. Todos eles aceitaram o desafio de virar a página e, com a ajuda de Deus, escrever a própria história.
Aproveite todas as oportunidades para aprender com as pessoas que Deus colocou na sua vida. Quando chegar a hora de bater asas, faça isso com respeito e carinho por quem se dedicou para tornar você uma pessoa melhor. Mas não deixe de voar. É assim que você realmente honra o legado dos seus mestres.