Sexta-feira
06 de julho
Yolanda
Pode dizer ao Senhor: “Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio”. Ele o livrará do laço do caçador e do veneno mortal. Ele o cobrirá com as Suas penas, e sob as Suas asas você encontrará refúgio; a fidelidade Dele será o seu escudo protetor. Salmo 91:2-4

Em 2013, o tufão Yolanda visitou as Filipinas e tocou o solo em Visayan Leste. Isso criou uma indizível devastação, destruindo propriedades e matando milhares de adultos e crianças. Muitos abrigos, escolas, hospitais e outros importantes prédios de atendimento ao público não puderam ser utilizados porque o tufão os derribou.

Barracas e outros abrigos temporários ficaram tão superlotados que doenças infecciosas se espalharam rapidamente entre os ocupantes. Até mesmo o pessoal da área da saúde foi gravemente afetado. O limitado abastecimento de alimento e água agravou a situação. Estradas bloqueadas dificultaram o transporte de artigos essenciais – especialmente quando se tratava de alcançar áreas remotas. O número de mortes aumentava diariamente, como resultado dessas condições. Além do grande número de mortes registradas, houve milhares de desaparecidos, entre membros das famílias, amigos e vizinhos. Até três semanas após a devastação inicial, alguns cadáveres ainda continuavam espalhados e sem identificação em muitos lugares, causando um odor insuportável. Os sobreviventes dessa calamidade, porém, recebiam com gratidão a assistência local e a que vinha do exterior. Organizações governamentais, não governamentais, individuais e particulares se uniram para fazer uma diferença positiva na vida das pessoas envolvidas naquela destruição esmagadora.

A enorme árvore de mangas do nosso vizinho mais próximo caiu sobre a casa deles e a arruinou, mas felizmente ninguém se feriu. Embora tivéssemos perdido uma mangueira menor, a maior permaneceu firme, sem colocar
a casa em perigo. Essa árvore me faz lembrar de algo mais que permanece firme: as promessas de Deus para Seus filhos fiéis. A Bíblia nos lembra de que as atuais provações que nos parecem insuportáveis servem, na realidade, para fortalecer nossa fé e preparar nossa alma para a salvação (1 Pedro 1:3-9).

Mais do que nunca, estou ciente de que nosso coração deve estar preparado para encontrar Jesus a qualquer momento. Sei que o Senhor nos ajudará. Podemos ter a confiança de que Ele nos guiará, a fim de que estejamos prontas a segui-Lo rumo ao lar.

Esperanza Aquino Mopera