Domingo
08 de setembro
Zoológico aéreo
Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? 1 Coríntios 6:19

Neste momento, enquanto você está lendo ou ouvindo esta página da Inspiração Juvenil, há, no mínimo, uns 100 milhões de outras criaturas vagando pertinho. Você e quase ninguém percebe, mas estamos sempre acompanhados por criaturas invisíveis que flutuam ao nosso redor. São vírus, bactérias e fungos que decolam do seu nariz, do nariz de alguém ou do jardim de sua casa. De tão leves, uma brisa suave pode fazê-los subir uns 30 metros.

Eles sobem, sobem, mas caem. Se você estiver em um ambiente fechado, eles estarão parcialmente acomodados sobre a mesa, sobre a cama e sobre o chão. Mas se você levantar a mão para coçar a cabeça ou para virar a página deste livro, eles sobem outra vez. Esses bichinhos microscópicos não moram no ar, mas o utilizam para viajar de carona. Às vezes vagam sozinhos, mas também usam uma gotinha de água ou uma partícula de poeira para surfar por aí.

Bactérias de apenas um centésimo de milímetro voam semanas sem parar, até pousar sobre uma migalha de pão, um nariz ou a pele de uma pessoa. Dentre a miuçalha voadora, a maior autonomia de voo pertence aos fungos. Com três centésimos de milímetro, eles hibernam e flutuam por até um século.

Os vírus têm vida mais curta. Se não acham logo uma célula para se abrigar, morrem em poucas horas. Apesar disso, cerca de 200 tipos de vírus, medindo no máximo um décimo de milésimo de milímetro, estão sempre voando de um lado para o outro, bem na frente de nossos olhos e tentando achar um corpo onde possam se abrigar. Em um espirro, a bicharada é lançada a quatro metros de distância. Mas não se assuste: seu corpo tem defesas contra a maior parte desses bichos.

Pela boca entram alimentos e substâncias que fortalecem ou enfraquecem o organismo. Isso abre a porta aos vírus das doenças e pode fechá-la para Jesus. Pelos olhos e ouvidos entram imagens e sons que podem construir ou aniquilar a mente. “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a Minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele Comigo” (Apocalipse 3:20). Pense agora no Espírito Santo, a quem você não vê, mas que também está tão perto de nós. Ele deseja morar em nosso corpo e fazer dele um templo especial.