Lição 1 - O que aconteceu?

“E Deus disse: – Façamos o ser humano à Nossa imagem, conforme a Nossa semelhança [...]. Assim Deus criou o ser humano à Sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Gn 1:26, 27).

Lição 3 - Para todas as gerações

“Porém Noé encontrou favor aos olhos do Senhor” (Gn 6:8).

Lição 4 - Uma aliança eterna

“Estabelecerei uma aliança entre Mim e você e a sua descendência no decurso das suas gerações, aliança perpétua, para ser o seu Deus e o Deus da sua descendência” (Gn 17:7).

- Filhos da promessa

Lição 6 - A descendência de Abraão

“Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamar as virtudes Daquele que os chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz” (1Pe 2:9).

Lição 7 - Aliança no Sinai

“Vocês viram o que fiz aos egípcios e como levei vocês sobre asas de águia e os trouxe para perto de Mim” (Êx 19:4).

Lição 1 - Crise de identidade

“Venham, pois, e vamos discutir a questão. Ainda que os pecados de vocês sejam como o escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, eles se tornarão como a lã” (Is 1:18).

Lição 2 - Crise de liderança

“No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de Suas vestes enchiam o templo” (Is 6:1).

Lição 3 - Quando nosso mundo desmorona

“Se vocês não ficarem firmes na fé, com certeza não resistirão!” (Is 7:9, NVI).

Lição 4 - O caminho difícil

“Esperarei no Senhor, que esconde o Seu rosto da casa de Jacó; a Ele aguardarei” (Is 8:17).

Lição 5 - O nobre Príncipe da Paz

“Um Menino nos nasceu, um Filho se nos deu. O governo está sobre os Seus ombros, e o Seu nome será: ‘Maravilhoso Conselheiro’, ‘Deus Forte’, ‘Pai da Eternidade’, ‘Príncipe da Paz’” (Is 9:6).

Lição 6 - Brincando de Deus

“Naquele dia, se dirá: ‘Eis que este é o nosso Deus, em quem esperávamos, e Ele nos salvará; este é o Senhor, a quem aguardávamos; na Sua salvação exultaremos e nos alegraremos’” (Is 25:9).

Lição 7 - A derrota dos assírios

“Ó Senhor dos Exércitos, Deus de Israel, que estás entronizado acima dos querubins, somente Tu és o Deus de todos os reinos da Terra; Tu fizeste os céus e a Terra” (Is 37:16).

Lição 8 - Consolem o Meu povo

“Ó Sião, você que anuncia boas-novas, suba a um alto monte! Ó Jerusalém, você que anuncia boas-novas, levante a sua voz fortemente! Levante-a, não tenha medo. Diga às cidades de Judá: ‘Eis aí está o seu Deus!’” (Is 40:9).

Lição 9 - Servir e salvar

“Eis aqui o Meu servo, a quem sustenho; o Meu escolhido, em quem a Minha alma se agrada; pus sobre Ele o Meu Espírito, e Ele promulgará o direito para os gentios” (Is 42:1).

Lição 10 - Fazendo o impensável

Lição 11 - Amor em ação

“Se abrirem o seu coração aos famintos e socorrerem os aflitos, então a luz de vocês nascerá nas trevas, e a escuridão em que vocês se encontram será como a luz do meio-dia” (Is 58:10).

Lição 12 - O Desejado de todas as nações

“As nações se encaminham para a sua luz, ó Jerusalém, e os reis são atraídos para o resplendor do seu amanhecer” (Is 60:3).

Lição 13 - A renovação do planeta Terra

“Pois vejam! Criarei novos céus e nova Terra, e as coisas passadas não serão lembradas. Jamais virão à mente!” (Is 65:17, NVI).

Lição 2 - Os princípios fundamentais da aliança

“Agora, pois, se ouvirem atentamente a Minha voz e guardarem a Minha aliança, vocês serão a Minha propriedade peculiar dentre todos os povos. Porque toda a terra é Minha” (Êx 19:5).

Lição 1 - Educação no Jardim do Éden

“Eis que Deus Se mostra grande em Seu poder! Quem é mestre como Ele?” (Jó 36:22).

Lição 2 - A família

“Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe” (Pv 1:8).

Lição 3 - A Lei como professor

“Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força” (Dt 6:5).

Lição 4 - Os olhos do Senhor: a cosmovisão bíblica

“Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons” (Pv 15:3).

Lição 5 - Jesus como Mestre dos mestres

“Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, Ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo” (2Co 4:6).

Lição 7 - Adoração no contexto da educação

“Tributai ao Senhor a glória devida ao Seu nome; trazei oferendas e entrai nos Seus átrios; adorai o Senhor na beleza da Sua santidade” (1Cr 16:29).

Lição 8 - Educação e redenção

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” (2Tm 3:16).

Lição 9 - A igreja e a educação

“Também jamais andamos buscando glória de homens, nem de vós, nem de outros. Embora pudéssemos, como enviados de Cristo, exigir de vós a nossa manutenção, todavia, nos tornamos carinhosos entre vós, qual ama que acaricia os próprios filhos; assim, querendo-vos muito, estávamos prontos a oferecer-vos não somente o evangelho de Deus, mas, igualmente, a própria vida; por isso que vos tornastes muito amados de nós” (1Ts 2:6-8).

Lição 10 - Educação em artes e ciências

“Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das Suas mãos” (Sl 19:1).

Lição 11 - O cristão e o trabalho

“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão” (1Co 15:58).

Lição 13 - Céu, educação e aprendizado eterno

“Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que O amam” (1Co 2:9).

Lição 1 - Por que testemunhar?

“Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade” (1Tm 2:3, 4).

Lição 2 - Testemunhas cativantes: o poder do testemunho pessoal

“Nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos” (At 4:20).

Lição 3 - Olhando as pessoas pelos olhos de Jesus

“E disse-lhes: Vinde após Mim, e Eu vos farei pescadores de homens” (Mt 4:19).

Lição 4 - O poder da oração intercessória

“Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo” (Tg 5:16)

Lição 5 - Capacitação do Espírito para testemunhar

“Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a Palavra de Deus” (At 4:31).

Lição 6 - Possibilidades ilimitadas

“Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como Lhe apraz, a cada um, individualmente” (1Co 12:11).

Lição 7 - Compartilhando a Palavra

“Assim será a palavra que sair da Minha boca: não voltará para Mim vazia, mas fará o que Me apraz e prosperará naquilo para que a designei” (Is 55:11).

Lição 8 - Ministrando como Jesus

“Vendo Ele as multidões, compadeceu-Se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor” (Mt 9:36).

Lição 9 - Desenvolvendo uma atitude conquistadora

“Antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós, fazendo-o, todavia, com mansidão e temor” (1Pe 3:15, 16).

Lição 10 - Um modo emocionante de se envolver

“E, então, Se dirigiu a Seus discípulos: A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a Sua seara” (Mt 9:37, 38).

Lição 11 - Compartilhando a história de Jesus

“Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus” (1Jo 5:13)

Lição 12 - Mensagem que vale a pena compartilhar

“Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a Terra, e a cada nação, e tribo, e língua, e povo, dizendo, em grande voz: Temei a Deus e dai-Lhe glória, pois é chegada a hora do Seu juízo; e adorai Aquele que fez o céu, e a Terra, e o mar, e as fontes das águas” (Ap 14:6, 7).