Lição 1 - A criação

“No princípio, Deus criou os céus e a Terra” (Gn 1:1).

Lição 2 - A queda

“Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o Descendente dela. Este lhe ferirá a cabeça, e você Lhe ferirá o calcanhar” (Gn 3:15).

Lição 3 - Caim e seu legado

“Se fizer o que é certo, não é verdade que você será aceito? Mas, se não fizer o que é certo, eis que o pecado está à porta, à sua espera. O desejo dele será contra você, mas é necessário que você o domine” (Gn 4:7).

Lição 4 - O dilúvio

“Assim como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do Homem” (Mt 24:37).

Lição 5 - Todas as nações e Babel

“A cidade foi chamada de Babel, porque ali o Senhor confundiu a língua de toda a Terra e dali o Senhor os dispersou por toda a superfície dela” (Gn 11:9).

Lição 6 - As raízes de Abraão

“Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber como herança; e partiu sem saber para onde ia” (Hb 11:8).

Lição 7 - A aliança com Abraão

“Abrão respondeu: ‘Senhor Deus, que me darás, se continuo sem filhos e o herdeiro da minha casa é o damasceno Eliézer?’” (Gn 15:2).

Lição 8 - A promessa

“Abraão já era velho, de idade bem avançada, e o Senhor o havia abençoado em tudo” (Gn 24:1).

Lição 9 - Jacó, o enganador

“Esaú disse: – Não é com razão que ele se chama Jacó? Pois já duas vezes me enganou: tirou-me o direito de primogenitura e agora tomou a bênção que era minha. E perguntou: – Então o senhor não reservou nenhuma bênção para mim?” (Gn 27:36).

Lição 10 - Jacó-Israel

Então Deus “disse: ‘Seu nome não será mais Jacó, e sim Israel, pois você lutou com Deus e com os homens e prevaleceu’” (Gn 32:28).

Lição 11 - José, mestre dos sonhos

Os irmãos de José “disseram uns aos outros: — Lá vem o grande sonhador!” (Gn 37:19).

Lição 12 - José, príncipe do Egito

“E Faraó disse mais a José: — Eis que eu o constituo autoridade sobre toda a terra do Egito” (Gn 41:41).

Lição 13 - Israel no Egito

“Assim, Israel habitou na terra do Egito, na terra de Gósen. Nela adquiriram propriedades, e foram fecundos, e muito se multiplicaram” (Gn 47:27).

Lição 1 - A carta aos hebreus e a nós

“Vocês precisam perseverar, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcancem a promessa” (Hb 10:36).

Lição 2 - A mensagem de Hebreus

“Ora, o essencial das coisas que estamos dizendo é que temos tal Sumo Sacerdote, que Se assentou à direita do trono da Majestade nos Céus” (Hb 8:1).

Lição 3 - O Filho prometido

“Mas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e pelo qual também fez o Universo. O Filho, que é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu Ser” (Hb 1:2, 3).

Lição 4 - Jesus, nosso Irmão fiel

“Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, também Jesus, igualmente, participou dessas coisas, para que, por Sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo” (Hb 2:14).

Lição 5 - Jesus, o Doador do descanso

“Portanto, resta um repouso sabático para o povo de Deus” (Hb 4:9).

Lição 6 - Jesus, o Sacerdote fiel

“Porque nos convinha um Sumo Sacerdote como Este, santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores e exaltado acima dos Céus” (Hb 7:26).

Lição 7 - Jesus, a Âncora da alma

“Temos esta esperança por âncora da alma, segura e firme e que entra no santuário que fica atrás do véu, onde Jesus, como Precursor, entrou por nós, tendo-Se tornado Sumo Sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque” (Hb 6:19, 20).

Lição 8 - Jesus, o Mediador da nova aliança

“Mas agora Jesus obteve um ministério tanto mais excelente, quanto é também Mediador de superior aliança instituída com base em superiores promessas” (Hb 8:6).

Lição 9 - Jesus, o sacrifício perfeito

“Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre os que estão sendo santificados” (Hb 10:14).

Lição 10 - O caminho através do véu

“Cristo não entrou em santuário feito por mãos humanas, figura do verdadeiro santuário, porém no próprio Céu, para comparecer, agora, por nós, diante de Deus” (Hb 9:24).

Lição 11 - Jesus, Autor e Consumador da fé

“Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que Lhe estava proposta, suportou a cruz, sem Se importar com a vergonha, e agora está sentado à direita do trono de Deus” (Hb 12:2).

Lição 12 - Recebendo um reino inabalável

“Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e temor” (Hb 12:28).

Lição 13 - Permaneça o amor fraternal

“Seja constante o amor fraternal” (Hb 13:1).

Lição 1 - Prefácio de Deuteronômio

“Quem não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor” (1Jo 4:8).

Lição 2 - A lição da história de Moisés

“Todos eles comeram do mesmo alimento espiritual e beberam da mesma bebida espiritual. Porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo” (1Co 10:3, 4).

Lição 3 - Aliança eterna

“Estabelecerei uma aliança entre Mim e você e a sua descendência no decurso das suas gerações, aliança perpétua, para ser o seu Deus e o Deus da sua descendência” (Gn 17:7).

Lição 4 - Ame o Senhor, seu Deus

“Portanto, ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e com toda a sua força” (Dt 6:5).

Lição 5 - Os estrangeiros no meio de vocês

“Portanto, amem os estrangeiros, porque vocês foram estrangeiros na terra do Egito” (Dt 10:19).

Lição 6 - Que nação há tão grande?

“E que grande nação há que tenha estatutos e juízos tão justos como toda esta lei que hoje Eu lhes proponho?” (Dt 4:8).

Lição 7 - Lei e graça

“Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça é mediante a lei, segue-se que Cristo morreu em vão?” (Gl 2:21).

Lição 8 - Escolham a vida

“Hoje tomo o céu e a terra por testemunhas contra vocês, que lhes propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolham, pois, a vida, para que vivam, vocês e os seus descendentes” (Dt 30:19).

Lição 9 - Convertam o seu coração

“De lá, vocês buscarão o Senhor, seu Deus, e O acharão, quando O buscarem de todo o coração e de toda a sua alma” (Dt 4:29).

Lição 10 - Lembrem-se e não se esqueçam

“Lembrem-se e não se esqueçam de como no deserto vocês provocaram o Senhor à ira. Desde o dia em que saíram do Egito até que chegaram a este lugar, vocês foram rebeldes contra o Senhor” (Dt 9:7).

Lição 11 - Deuteronômio em escritos posteriores

“O Senhor Se afeiçoou tão somente aos pais de vocês para os amar; e a vocês, descendentes deles, Ele escolheu do meio de todos os povos, como hoje se vê” (Dt 10:15).

Lição 12 - Deuteronômio no Novo Testamento

“Está escrito: ‘O ser humano não viverá só de pão, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’” (Mt 4:4).

Lição 13 - A ressurreição de Moisés

“Contudo, nem mesmo o arcanjo Miguel, quando entrou em conflito com o diabo e discutia a respeito do corpo de Moisés, ousou pronunciar sentença difamatória contra ele. Pelo contrário, disse: ‘O Senhor repreenda você!’” (Jd 9).

Lição 1 - Vivendo em uma sociedade que não para

“A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne exultam pelo Deus vivo!” (Sl 84:2).

Lição 2 - Inquietos e rebeldes

“Estas coisas aconteceram com eles para servir de exemplo e foram escritas como advertência a nós, para quem o fim dos tempos tem chegado” (1Co 10:11).

Lição 3 - As raízes da inquietação

“Onde há inveja e rivalidade, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins” (Tg 3:16).

Lição 4 - O custo do descanso

“Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável” (Sl 51:10).

Lição 5 - Venham a Mim

“Venham a Mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e Eu os aliviarei” (Mt 11:28).

Lição 6 - Encontrando descanso nos laços familiares

“Portanto, vocês, meus amados, visto que já sabem disso, tenham cuidado para que não sejam arrastados pelo erro desses insubordinados e caiam da posição segura em que se encontram. Pelo contrário, cresçam na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno” (2Pe 3:17, 18).

Lição 7 - Descanso, relacionamentos e cura

“Agora, pois, não fiquem tristes nem irritados contra vocês mesmos por terem me vendido para cá, porque foi para a preservação da vida que Deus me enviou adiante de vocês” (Gn 45:5).

Lição 8 - Livres para descansar

“O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O Senhor é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?” (Sl 27:1).

Lição 9 - Os ritmos do descanso

“E Deus abençoou o sétimo dia e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, tinha feito” (Gn 2:3).

Lição 10 - Descanso sabático

“Seis dias vocês trabalharão, mas o sétimo dia será o sábado de descanso solene, santa convocação; não façam nenhuma obra; é sábado dedicado ao Senhor onde quer que vocês morarem” (Lv 23:3).

Lição 11 - Ansiando por mais

“Ora, estas coisas se tornaram exemplos para nós, a fim de que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram” (1Co 10:6).

Lição 12 - O profeta inquieto

Deus disse a Jonas: “E você não acha que Eu deveria ter muito mais compaixão da grande cidade de Nínive, em que há mais de cento e vinte mil pessoas, que não sabem distinguir entre a mão direita e a mão esquerda, e também muitos animais?” (Jn 4:11).

Lição 13 - O descanso supremo

“Mas, como está escrito: ‘Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que O amam’” (1Co 2:9).