Lição 1 - Educação no Jardim do Éden

“Eis que Deus Se mostra grande em Seu poder! Quem é mestre como Ele?” (Jó 36:22).

Lição 2 - A família

“Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe” (Pv 1:8).

Lição 3 - A Lei como professor

“Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força” (Dt 6:5).

Lição 4 - Os olhos do Senhor: a cosmovisão bíblica

“Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons” (Pv 15:3).

Lição 5 - Jesus como Mestre dos mestres

“Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, Ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo” (2Co 4:6).

Lição 1 - Por que testemunhar?

“Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade” (1Tm 2:3, 4).

Lição 2 - Testemunhas cativantes: o poder do testemunho pessoal

“Nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos” (At 4:20).

Lição 3 - Olhando as pessoas pelos olhos de Jesus

“E disse-lhes: Vinde após Mim, e Eu vos farei pescadores de homens” (Mt 4:19).

Lição 4 - O poder da oração intercessória

“Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo” (Tg 5:16)

Lição 5 - Capacitação do Espírito para testemunhar

“Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a Palavra de Deus” (At 4:31).

Lição 6 - Possibilidades ilimitadas

“Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como Lhe apraz, a cada um, individualmente” (1Co 12:11).

Lição 7 - Compartilhando a Palavra

“Assim será a palavra que sair da Minha boca: não voltará para Mim vazia, mas fará o que Me apraz e prosperará naquilo para que a designei” (Is 55:11).

Lição 8 - Ministrando como Jesus

“Vendo Ele as multidões, compadeceu-Se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor” (Mt 9:36).

Lição 9 - Desenvolvendo uma atitude conquistadora

“Antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós, fazendo-o, todavia, com mansidão e temor” (1Pe 3:15, 16).

Lição 10 - Um modo emocionante de se envolver

“E, então, Se dirigiu a Seus discípulos: A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a Sua seara” (Mt 9:37, 38).

Lição 11 - Compartilhando a história de Jesus

“Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus” (1Jo 5:13)

Lição 12 - Mensagem que vale a pena compartilhar

“Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a Terra, e a cada nação, e tribo, e língua, e povo, dizendo, em grande voz: Temei a Deus e dai-Lhe glória, pois é chegada a hora do Seu juízo; e adorai Aquele que fez o céu, e a Terra, e o mar, e as fontes das águas” (Ap 14:6, 7).

Lição 1 - A singularidade da Bíblia

“Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e, luz para os meus caminhos” (Sl 119:105).

Lição 2 - Origem e natureza da Bíblia

"Outra razão ainda temos nós para, incessantemente, dar graças a Deus: é que, tendo vós recebido a palavra que de nós ouvistes, que é de Deus, acolhestes não como palavra de homens, e sim como, em verdade é, a palavra de Deus, a qual, com efeito, está operando eficazmente em vós, os que credes." (1Ts 2:13)

Lição 3 - A visão de Jesus e dos apóstolos acerca da Bíblia

“Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mt 4:4).

Lição 4 - A Bíblia – a fonte autoritativa de nossa teologia

“À Lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva” (Is 8:20).

Lição 5 - Somente pelas Escrituras – Sola Scriptura

“Porque a Palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração” (Hb 4:12).

Lição 6 - Por que a interpretação é necessária?

“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que Se torna galardoador dos que O buscam” (Hb 11:6).

Lição 7 - Idioma, texto e contexto

“Tomai este Livro da Lei e ponde-o ao lado da arca da Aliança do Senhor, vosso Deus, para que ali esteja por testemunha contra ti” (Dt 31:26).

Lição 8 - A criação: Gênesis como fundamento (parte 1)

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio Dele, e, sem Ele, nada do que foi feito se fez. A vida estava Nele e a vida era a luz dos homens” (Jo 1:1-4).

Lição 9 - A criação: Gênesis como fundamento (parte 2)

“Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das Suas mãos” (Sl 19:1)

Lição 10 - A Bíblia como História

“Eu Sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito” (Êx 20:2; veja também Dt 5:6).

Lição 11 - A Bíblia e as profecias

“Ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado” (Dn 8:14)

Lição 12 - Lidando com passagens bíblicas difíceis

“E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada, ao falar acerca destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles” (2Pe 3:15, 16).

Lição 13 - Vivendo pela Palavra de Deus

“Tornai-vos, pois, praticantes da Palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” (Tg 1:22).

Lição 2 - De Jerusalém a Babilônia

“Ora, a estes quatro jovens Deus deu o conhecimento e a inteligência em toda cultura e sabedoria; mas a Daniel deu inteligência de todas as visões e sonhos” (Dn 1:17).

Lição 3 - Do mistério à revelação

“Disse Daniel: Seja bendito o nome de Deus, de eternidade a eternidade, porque Dele é a sabedoria e o poder” (Dn 2:20).

Lição 4 - Da fornalha ao palácio

“Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, Ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei” (Dn 3:17).

Lição 5 - Do orgulho à humildade

“Quão grandes são os Seus sinais, e quão poderosas, as Suas maravilhas! O Seu reino é reino sempiterno, e o Seu domínio, de geração em geração” (Dn 4:3).

Lição 6 - Da arrogância à destruição

“É Ele quem muda o tempo e as estações, remove reis e estabelece reis; Ele dá sabedoria aos sábios e entendimento aos inteligentes” (Dn 2:21).

Lição 7 - Da cova dos leões à cova do anjo

“Então, os presidentes e os sátrapas procuravam ocasião para acusar a Daniel a respeito do reino; mas não puderam achá-la, nem culpa alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem culpa” (Dn 6:4).

Lição 8 - Do mar tempestuoso às nuvens do Céu

“O reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o Céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o Seu reino será reino eterno, e todos os domínios O servirão e Lhe obedecerão” (Dn 7:27).

Lição 9 - Da contaminação à purificação

“Ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado” (Dn 8:14).

Lição 10 - Da confissão à consolação

“Ó Senhor, ouve; ó Senhor, perdoa; ó Senhor, atende-nos e age; não Te retardes, por amor de Ti mesmo, ó Deus meu; porque a Tua cidade e o Teu povo são chamados pelo Teu nome” (Dn 9:19).

Lição 11 - Da batalha à vitória

“Não temas, homem muito amado! Paz seja contigo! Sê forte, sê forte” (Dn 10:19).

Lição 12 - Do Norte e Sul à terra gloriosa

“Alguns dos sábios cairão para serem provados, purificados e embranquecidos, até ao tempo do fim, porque se dará ainda no tempo determinado” (Dn 11:35).

Lição 13 - Do pó às estrelas

“Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem à justiça, como as estrelas, sempre e eternamente” (Dn 12:3).